segunda-feira, 9 de maio de 2011

Juventude que faz bonito Defende seus direitos


 
Mais um 18 de Maio se aproxima. É hora de fazer bonito, é hora de aproximarmos e juntos dar um grito contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O dia 18 DE MAIO foi criado pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
  Às vezes temos dificuldades de falar disso, mas podemos ter atitudes simples para ajudar na luta contra essa violação de diretos. Por exemplo, podemos fazer um bate papo na escola com a nossa turma, ou mesmo envolver toda a escola nesse movimento, fazer uma passeata para chamar a atenção das pessoas na sua cidade, realizar debates com pessoas que trabalham esse tema, assistir a filmes que tratam desse tipo de violência ou mesmo dialogar com a sua própria família.  Precisamos deixar claro para toda a sociedade que crianças e adolescentes tem direito a desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, e que o seu corpo precisa ser respeitado. E se acontecer qualquer forma de violência sexual existe caminhos que os pais, responsáveis ou as próprias crianças e adolescentes podem procurar, por exemplo, o conselho tutelar, as delegacias, o juizado da infância e juventude ou mesmo pegar um telefone e discar o numero 100 que é um disque denuncia nacional para combater qualquer violência, inclusive a sexual. É importante destacar que a ligação é gratuita e você não precisa se identificar. Outra atitude que pode ser feita é a de apoio à campanha, e também se juntar a rede de combate da violência sexual de sua cidade, como também de outras ações de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
            Nós adolescentes e jovens que participamos do Comitê Nacional de Enfrentamento á violência sexual contra criança e adolescentes, queremos que você venha somar forças, para dar um basta nessa situação que desrespeita e machuca tantas crianças e adolescentes do nosso país, por isso convidamos você, adolescentes e jovens, a defender seus direitos e fazer Bonito.
Participe uma atitude sua pode mudar a historia de uma vida,
Indicamos ainda a serie de vídeos Que Exploração é Essa da Tv Futura que você pode usar para ajudar a debater esse problema, é importante dizer que o vídeo fala da Exploração sexual, mas que existem outras formas de violência como o abuso sexual.

Faça bonito
Proteja nossas crianças e adolescentes! 

ASSISTA AQUI:

Que Exploração é Essa Episódio 1


Que Exploração é Essa Episódio 2

Que Exploração é Essa Episódio3


Que Exploração é Essa Episódio 4
Que Exploração é Essa Episódio 5
Links dos vídeos

Que Exploração é Essa Episódio 1
Que Exploração é Essa Episódio 2
Que Exploração é Essa Episódio 3
Que Exploração é Essa Episódio 4
Que Exploração é Essa Episódio 5
Site da Serie:

Para mais informações acesse o site do comitê nacional, www.comitenacional.org.br  ou mande um e-mail para  juventudecomite@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário